segunda-feira, 9 de junho de 2008

Novidade: Novo Fórum

Como anunciado o novo Fórum foi lançado!
Ele está com um visual mais moderno do que o antigo, o novo Fórum fica junto com o do Mundo Tibia Br e do Tudo sobre Tibia, no mesmo endereço, o Fórum do Mundo Tibia Br Ot Serv é a terceira categoria, por enquanto ele tem pouca coisa, mais pouco a pouco vamos postando coisas.
Queria pedir as pessoas que entendem de Ot que nos ajudassem postando scripts, mapas... enfim, a área que ele soubesse.

No novo Fórum você pode conferir:

*Matérias e Artigos
*Tutoriais
*Downloads
*Divulgação de Ot Serv
*Formação de Equipes

Para o começo do Fórum são apenas essas categorias , por enquanto, a medida que o Fórum for crescendo vamos adicionar novas.

Acesse e Conheça o novo Fórum, clique aqui.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Novidade: Suporte Online

Olá,
A partir de hoje o Mundo Tibia Br Ot Serv oferece um Suporte Online:

otserv_suporte@hotmail.com

Mande sua duvida via e-mail ou adicione no MSN.
Estaremos respondendo suas duvidas e auxiliando a criação de OT Serv.


Atualização

Nós decidimos parar com o suporte online pelo motivo de nós estarmos recebendo muitos vírus, spams e muita falta de tempo então por isso nós decidimos parar.

Bom, nós já estamos faazendo um novo Fórum, nele você poderá ter muito mais detalhes de como se cria um Ot Serv, em breve nós o lançaremos.

Nesse periodo pude ajudar muitas pessoas. Peço desculpas a todos os que não pude ajudar, mais com o lançamento do Fórum será muito melhor. Em Breve!

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Dicas para seu OT Serv

1°- Para melhorar seu server, tente sempre agradar os players, nunca use chares editados

2°- Nunca faça ilhas quadradas no seu serv, isso é muito feio, da impressão de péssimo mapper

3°- Nunca Bana ninguem, apenas prenda, faça um npc chamado policial, e para que se o player pagar 10k ele pode sair ou coisa assim...

4°- Nunca conte vantagem por ser GM ou chame os iniciantes de noobs, isso pode deixá-los magoados e pode fazê-los parar de jogar no server e pode desvalorizar seu server

5°- Nunca faça com que mulheres tenham vantagem ou vice-versa, pois isso realmente irrita muito

6°- Nunca responda aqueles que pedirem GM pra você, para acabar com isso, faça tutors e Senior Tutors mas GOD=Noob

7°- Nunca pegue loot de gente que pediu porque isso o deixará ocupado demais para resover os problemas realmente sérios e principalmente, de amigos RLS! isso pode irritar muito!

8°- Jamais doe itens para ninguém e roubo=problema de player e principalmente jamais doe itens a RLS!

Fazendo um OT Serv dar certo

A Organização em um ot

A organização é um ponto letal no bom funcionamento de um otserv. Se você tem um ot desorganizado, este não durara mutio tempo, por isso que otservs feitos só para diversão não duram tanto.
Para uma boa organização você tem que ter um planejamento. Sem ele a idéia não se concretiza.
Ots como empire, zartha e outros sempre planejaram, desde a contratação de bons "profissionais", até a calma de deixar tudo certinho, tendo calma para deixar tudo certinho para a boa jogatina de seu player. Por isso a organização é a parte fundamental para ot bom de hoje.

Seleção de profissionais

Para um bom otserv também é preciso de uma boa equipe, com pessoas que contribuam e que colaborem com o projéto.
Os bons profissionais normalmente se dedicam ao projeto e fazendo e tudo para o ot crescer. Ter um bom administrador experiente é bom e recomendado, pois ele terá experiencia o suficiente para administrar com calma e rigor o ot.

Mapa

Esse ponto não é dos mais importantes mais também pode ajudar no sucesso.
É recomendavel ter um mapa próprio pois ele atrai players que estão a procura de um novo lugar para jogar e como não conhece o seu mapa isso o estimula a jogar em seu ot para descobriri novas aventuras.
É legal também quando você tem novo monstros porque sai daquela coisa normal e você terá novas areas de caça. E se tiver novas magias melhor pois terá ataques mais fortes e novos jeitos de recuperar vida.
Nas quets você pode botar itens novos, ou itens que só vips podem ter, ou até mesmo botar um item lendario onde só fortes e lendários player poderão ter ou pode ser presente em concursos e afins.

Como divulgar o seu OT

Para ter sucesso no entanto precisa de players, e você só conseguirá se divulgar.
Você pode divulgar em listas de servidores, na sua assinatura, no nick do msn, essas são as principais formas.

As funções em um OT Serv

Todos as Funções em um OT Serv

Administrador: Como o nome ja diz, a função de um administrador é administra seu projeto. Tudo o que acontece no OT Serv tem que ter o aval dele (se for da vontade dele é claro). O começo de um OT Srvparte dele.

Administrador-assistente: Possui a mesma função do administrador, porém esta pessoa tem menos peso nas decisões e ele apenas será um assistente do Administrador.

Scripter: Esta pessoa fará os scripts do OT Serv. Por exemplo, se tal alavanca tem que ir a tal lugar, ele que faz essa alavanca funcionar. Pode se ter scripts fora do comum, ou seja, criados por ele mesmo. Eles também fazem os scripts existentes no tibia.

Programmer: Como o nome ja diz, este faz a programação geral do OT Serv.

Mapper: Este cargo é de grande importancia em um otserv, pois esta pessoa ou essas pessoas que editarão o mapa, ou farão um novo. O mapa é de total responsabilidade dessas pessoas. Sem um mapa o otserv não existe.

Hoster: Essa pessoa também tem grande importancia no OT Serv, pois será ela que abrirá o mesmo, fazendo com que os players possam jogar. É importante que a internet do hoster seja boa para não causar lag. É recomendado que o hoster seja dedicado.

Sprite Maker: Cria as sprites do OT Serv. Estas sprites podem ser itens, por exemplo.

Fórum maker e Web Master: Nestes dois cargos, as pessoas que o exercem são responsáveis pelo fórum do OT Serv e pelo site. Normalmente se tem site, pois num site é possivel ver os rankings de level, melee, etc, fazer downloads, ter informações sobre o OT Serv e etc. Esses cargos terão ajuda dos webdesigners/designers para as imagens do site.

NPC Maker: Como o nome já diz, este cargo é responsável pela criação de NPCs.

Designer ou Web Designer: O designer/web designer é responsável pro afzer banners do OT Serv, banners para o site, imagem para o cliente se este for próprio, tudo que envolve design o esses cargos fazem.

Client Maker: Esta pessoa ficará responsável pela criação do cliente do OT Serv.

Historiador: O historiador tem a responsabilidade de criar um história para o OT Serv. É ele que da um toque de RPG a história das cidades ou história de quests.

Como contratar um Novo Integrante

1-Introdução

Já se perguntou como contratar uma nova pessoa para sua equipe? Esta cansado de fazer a mesma entrevista varias vezes e sempre contratar membro de qualidade profissional boa, mas com uma caráter horrivel?
Então trago a você, uma nova maneira de aceitar um profissional de qualidade.

2- Sua equipe

A equipe é um bem precioso é nela que você investira muito de seu tempo e quantias de dinheiro para seu funcionamento perfeito.
Começe a trata-la como uma empresa, acredite, ao menos em seus pensamento, que será dela que ira surgir os meios para você obreviver na vida.
Seja um chefe amigavel, mas faça vista grossa em relação ao trabalho, não deiche ninguem parado, a preguiça é uma grande inimiga em um projeto não a faça se instalar no seu.
Uma empresa bem organizada é a fonte para seu sucesso, se necessário contrate um ajudante com experiência em administração.

3- Como fazer a pré -seleção

Primeiramente, ao olhar o curriculum do candidato, observe erros de grafia, concordâcia e tente analisa a pessoa pelo seu texto.
Leia atentamente os textos que fazem o candidato expressar sua opinião sobre algo em questão.
Busque caráter e competência, sem isto, sua equipe não tera sucesso.

4- Selecionado o candidato

Agora vem a melhor parte, faça questão de selecionar pessoalmente as pessoas, pois futuramente elas estão trabalhando e usando os recursos de sua equipe.

Sugestão para a seleção

Crie três etapas para o candidato ser aprovado, como por exemplo:

1º Fase ->Trabalhos do individuo

É obrigatório você ver e analisar o trabalho do candidato, então a primeira face se trata disto.

2º Fase -> Dinâmica

Com certeza você já houviu falar de dinâmica, as dinâmicas geralmente servem para excluir os candidatos que não são qualificados para a vaga. As dinâmicas sempre visam algo em questão, como por exemplo: flexibilidade, dinamismo, anciedade, entre outros.

Dou-lhe um exemplo de dinâmica, que visa excluir os anciosos.

Dinâmica

O teste devera ser terminado, no menor tempo possivel. Você tem 5 minuots para conclui-lo.

1- Qual o nome das cidades para free account do Tibia?
2- Qual o Nome do refugio dos Warlock no Tibia?
3- Qual a função de Stephan na CipSoft?
4- Qual a Boss do Demon?
5- Qual a primeira cidade do Tibia?
6- Qual o nome do TOP fishing do Tibia?
7- Qual mundo são os players: Ariel Ludo e Sulipipo?
8- O que significa a sigla OTServ?
9- Nos OTServers qual o mapa mais usado nas versões atuais?
10- Não responda a nenhuma pergunta, revele ao examinador o termino de suas respostas e diga o ocorrido.

As respostas não são importantes.

Por que anciedade?
Pois o membro da equipe pode ficar tão ancioso com seu trabalho, com as novidades e com o lançamento do servidor, que pode acabar se prejudicando ou prejudicando a equipe.

Existem várias outras dinâmicas, cada uma com sua estratégia.

3º Fase -> Entrevista

Por fim, vem a entrevista, em minha opinião umas das etapas mais difíceis, não menosprezando as outras, que também tem muita importancia, só que esta trata diretamente do conhecimento do candidato.
As entrevistas devem ser bem formuladas, para que o candidato tenha que pensar corretamente antes que responder algo, tendo em mente que sua vaga esta em jogo.

Ai vai um modelo de entrevista:

Entrevista

1- O que você sabe sobre Tibia? Em um contexto geral, excluindo o seu grau de conhecimento sobre equipamento, armas, entre outros.
2- O que você sabe sobre OTServ? No mesmo contexto acima.
3- Por que escolheu esta profissão?
4- Por que eu deveria lhe contratar?
5- Faça uma redação narrando o preconceito dos jogadores de Tibia em seu dia-a-dia.

Para que todos os candidatos não sejam reprovados, elaborei um sistema de pontuação.

Pontuação

1º fase

Analise o trabalho do candidato na primeira etapa, de a ele uma nota de 5 a 10.

2º fase

Se o candidato na segunda etapa respondeu as perguntas de a ele uma nota de 0 a 5.
Se ele as deixou em branco, de uma nota 10.0.

3º fase

Na terceira etapa, observe atentamente as quatro primeiras respostas do candidato e de uma nota a elas de 5 a 10.

Extra

De ao candidato uma pontuação extra pela elaboração da redação, adicione os ponto corretamente, analisando a perfeição da redação, observando erros de gramática, concordância, e desenvolvimento.

Suponha-mos, que nas etapas ele ficara com as seguintes notas:

1º face = 8.0
2º face = 2.0
3º face= 9.0
Extra = 7.0

Dividindo por 3...

No meu exemplo o candidato conseguiu 8.6 pontos, vejamos, agora, o critério de avaliação.

Critério de Avaliação

Formule um esquema de aceitação, por exemplo:

Aceito = Nota entre 8.0 e 10.0
Reprovado = Nota entre 0.0 e 7.9

(Não use o sistema de aredondar nota. Exemplo: 7.7 aredondado para 8.0)

5- Conclusão

Usando este sistema alguns dos candidatos seram reprovados, mas com certeza os aceito serão de alta qualidade e competência, tornando sua equipe valorizada, e com grandes chances de ser bem sucedida.

Dicas para GMs

1- Seu Nick deve ser GM De Eventos. (Nunca coloque Nick com nomes ou outros sempre GM ou assistente)

2- Procure ficar Off com o seu GM De Eventos. (Para evitar grande quantidade de pessoas em cima de você)

3- Mantenha-se sempre a disposição do GOD. (Para poder ganhar a confiança do GOD e nunca perder sua vaga)

4- Faça um acordo com o GOD para fazer em média um evento por dia. (Assim você atrai sempre pessoas para o OT)

5- Procure não querer dar uma de GM (A não ser que ele te chame para ajudar no server)

6- Tenha sempre a mesma intimidade com todos os players. (Pois se não eles dizem que você ajudou um ou outro)

7- Faça um ótimo trabalho e controle as pessoas.